A Historia da Cerveja no Mundo e no Brasil
Historia Cerveja
A história da cerveja remonta a mais de 10 mil anos, quando os humanos começaram a armazenar grãos para se alimentar.
A descoberta da cerveja foi provavelmente acidental, quando os grãos armazenados ficaram úmidos e fermentaram devido à ação de microorganismos.
Os primeiros registros da produção de cerveja são dos Sumérios, um povo da Mesopotâmia, e datam de cerca de 6 mil anos.
Os sumérios dominavam a produção de mais de 20 tipos de cerveja.
A cerveja desempenhou um papel importante na transição do nomadismo para a agricultura.
A expansão da cerveja se deu com o Império Romano, que levou a bebida a novas regiões.
No Brasil, a cerveja era importada em barricas e depois acondicionada em garrafas. Até 1870, a cerveja importada era predominantemente britânica. A partir da segunda metade do século, a preferência passou a ser pela cerveja alemã, que vinha em garrafas e em caixas.
Em 1888, o emigrante suíço Joseph Villiger inaugurou a “Manufatura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia”.
Primeira Cerveja no Mundo
A primeira cerveja do mundo foi produzida por mulheres na Mesopotâmia, há mais de 5 mil anos. A bebida foi descoberta quando as mulheres perceberam que o cozimento de grãos, água e ervas resultava em um suco que fermentava naturalmente.
A primeira evidência química de cerveja foi encontrada em resíduos orgânicos datados de cerca de 3.500 a.C., nas montanhas do Iraque.
A Weihenstephan, produzida na Alemanha, é considerada a cerveja mais antiga do mundo com registros. A inovação dessa cerveja foi a adição do lúpulo na receita.
Primeira Cerveja do Brasil
A primeira cerveja do Brasil foi a Bohemia, produzida a partir de 1853 na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. A cervejaria foi fundada pelo imigrante alemão Henrique Leiden.
A Bohemia foi produzida com base nas receitas alemãs da época, principalmente as Pilsens e Helles. A antiga fábrica foi transformada no Museu da Cerveja, que conta a história da bebida.
As primeiras cervejas brasileiras eram chamadas de "cerveja Marca Barbante". Elas tinham um alto grau de fermentação e produziam muito gás carbônico, o que fazia com que a rolha saltasse da garrafa. Para impedir que isso acontecesse, a rolha era amarrada com barbante.
Primeira Lata de Cerveja
A primeira lata de cerveja foi produzida nos Estados Unidos em 1933 pela American Can Company. A lata foi feita para a Cervejaria Krueger, em Newark, New Jersey.
No entanto, as primeiras latas de bebidas surgiram por volta de 1824, criadas pelo inglês Joseph Rhodes. Rhodes utilizou o método de recravação para colocar a tampa e o fundo.
As primeiras latas de bebidas eram de ferro revestido com estanho. As latas de flandres, feitas de liga de ferro, aço e estanho, foram apresentadas em 1935 pela cervejaria Gottfried Krueger Brewing.
A lata de alumínio foi criada pela Adolph Coors Company em 1959.
Historia Barril de Chopp
Os barris de chopp antigos eram feitos de madeira e tinham uma bomba manual para dar pressão.
A evolução tecnológica dos barris de cerveja levou à criação de barris metálicos e pressurizados.
O Primeiro Cervejeiro Brasil
Heinrich Hosang: conheça o primeiro cervejeiro do Brasil
A Origem do Brinde "Tim, Tim"
O brinde, ou "tim-tim", é uma tradição que surgiu para garantir que a bebida não estava envenenada. A origem do brinde é incerta, mas acredita-se que tenha surgido na Grécia ou em Roma na Antiguidade